terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Breves considerações | "O Grande Mentecapto", de Fernando Sabino

Post original no Instagram aqui


📚 O primeiro livro que li na vida, há mais ou menos 20 anos, no início de minha adolescência, presente de aniversário que minha irmã, @danycscarmo, recebeu e tomei para ler antes dela no mesmo dia (obrigado, irmã! 😅😘), O Grande Mentecapto é uma obra do escritor brasileiro Fernando Sabino (1923-2004), publicada em 1979 e vencedora da categoria Melhor Romance do Prêmio Jabuti de 1980, que, depois de a ter relido após tanto tempo, coincidentemente no ano em que o autor completaria 100 anos, só posso reconhecer quão magnífica é, não só pelas importantes críticas feitas e reflexões levantadas, mas também porque, hoje, tenho consciência do quanto tal obra impactou meu modo de enxergar o mundo e a vida no caminho até aqui, assim como influenciou meu modo de escrever e parte das temáticas que abordo no que escrevo.

📖 O Grande Mentecapto é o herói Geraldo Viramundo, que cedo deixa a pequena vila em que nasceu, passando a viver grandiosas e marcantes aventuras e desventuras pelas terras de Minas Gerais, onde conhece e experimenta, com sua (quase) inabalável inocência de criança, a luta, o sofrimento, a humilhação, assim como a força, a coragem, a resiliência, a generosidade do povo brasileiro.

📚 SABINO, Fernando. O grande mentecapto: Relatos das aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inenarráveis peregrinações (1979). Rio de Janeiro: Record, 2020.

🔸 Quer experimentar uma leitura envolvente, divertida, comovente, reflexiva? Leia O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino. 🙂


Nenhum comentário:

Postar um comentário