![]() |
Foto: @wilerjrxd |
Não me conformo com a ignorância
que permite ao povo apoiar a subida de tiranos demagogos ao poder, vendo neles os heróis que o salvará da miséria, sem perceber que esses mesmos heróis o colocaram nela.
Não me conformo com a ignorância
que mantém o povo com as mentes e os bolsos abertos às palavras mentirosas e traiçoeiras de charlatães religiosos que se aproveitam da fragilidade humana perante a vida para extorquir o fruto do trabalho desse povo em troca de falsas promessas.
Não me conformo com a ignorância
que dissemina todo tipo de intolerância, promovendo a desigualdade e a violência entre esse povo que é tão belo e tão rico pela diversidade que ostenta.
Não me conformo com a ignorância
que permite ao povo acreditar em superstições e pseudociências, as quais impõem barreiras aos avanços da ciência que permite a perpetuação da vida e o real conhecimento do mundo.
Não me conformo que essa ignorância exista, em maior parte, por causa do método tradicional de ensino aplicado nas escolas, que dificilmente conquista o interesse e o entusiasmo do povo para o conhecimento; não estimula seu pensamento crítico e ainda sufoca sua criatividade.
Wiler Antônio do Carmo Jr.